Gripe Canina 1

Cachorros ficam gripados?

A resposta é sim!

Com a chegada do frio é bom ficar atento à gripe canina. Separamos algumas informações importantes sobre o assunto para você.

GRIPE CANINA ou TOSSE DOS CANIS

A traqueobronquite infecciosa canina, ou “gripe canina” também é chamada de Tosse dos canis, pois um dos sintomais mais comuns da doença é a tosse constante (como se o animal estivesse engasgado). Pode ser causada por vírus (Parainfluienza e Adenovírus), por bactéria (Bordetella bronchiseptica) ou ainda pela combinação dos dois tipos de agentes.

É uma doença na maioria das vezes de baixa gravidade (em casos menos comuns a gripe canina pode evoluir para pneumonia), mas extremamente contagiosa, se espalhando rapidamente em locais onde há aglomeração de animais.

SINTOMAS

O principal sintoma da gripe canina é a tosse, que pode ser seca ou acompanhada de secreção. O início da doença é súbito e pode ser confundido com a ingestão de um corpo estranho, pois o animal parece estar engasgado. Conforme a evolução da doença a tosse se torna mais evidente e constante. O animal também pode apresentar espirros e secreção nasal e ocular. O animal também pode apresentar febre e infecções secundárias. Vale lembrar que a temperatura febril é aferida pelo médico veterinário na mucosa anal.

Outros sintomas incluem apatia, falta de apetite e intolerância ao exercício.

TRATAMENTO

A gripe canina ter breve duração, de 3 a 5 dias, com remissão pela própria resposta imunológica do paciente.

Caso você observe sintomas de gripe canina em seu cão, mantenha o animal aquecido, longe de correntes de ar, em repouso e com alimentação reforçada. Não deixe que o animal doente entre com contato com outros animais. De preferência, evite levá-lo para passeios na rua.

É importante levar o animal para uma avaliação com o médico veterinário, pois dessa forma pode-se descobrir qual a causa da doença (vírus ou bactéria) e agir de maneira direcionada. Caso haja sinais de infecção bacteriana, será necessário o uso de antibióticos específicos.

Jamais medique seu cão por conta própria! A Aspirina, comum para o tratamento de gripe em humanos, pode ser fatal para os cães.

VACINAÇÃO

A vacina contra a gripe canina é a melhor forma de prevenção. Ela é facilmente encontrada nas clínicas veterinárias e pode ser administrada nos cães a partir dos 6 meses de idade.