Na primavera aumentam os cuidados na prevenção de Pulgas e Carrapatos


Está chegando a primavera e com ela mais calor e umidade, características ideais para a proliferação de parasitas como Pulgas e Carrapatos. Mesmo que seu animal viva em apartamento e raramente tenha contato com outros animais, você deve se preocupar em mantê-lo protegido desses parasitas afinal eles não estão apenas em outros animais, mas principalmente no ambiente.

Analisando o ciclo de pulgas e carrapatos, os parasitas o que você enxerga sobre o cão ou gato corresponde a apenas 5% do total de formas espalhados no ambiente. Ou seja, para cada cinco pulgas/carrapatos que você encontra em seu animal existem 95 outras formas presentes no ambiente na forma de ovos, pupas e larvas que se transformarão em breve em novos parasitas adultos.

Sendo assim, é muito importante que neste período mais quente e úmido (primavera e verão) a prevenção com produtos antipulgas e carrapaticidas seja feita mensalmente. A limpeza e esterilização do ambiente também são fundamentais para prevenção, afinal é no ambiente que ocorre a maior incidência de parasitas.

As pulgas podem ser hospedeiras e transmitir um verme muito comum que ataca os animais, o Dipyilidium caninum, conhecido popularmente como “verme chato”, pelo seu formato mais achatado. Os animais ao se morderem e se coçarem, acabam ingerindo as pulgas, que podem estar hospedando em seu organismo, o Dipylidium.

Dentre os problemas que estes parasitas podem causar no animal destacamos os que podem levá-lo a óbito a Babebiose e Erliquiose. A primeira infecta e destrói os glóbulos vermelhos  e pode causar febre, anemia e sangramentos. A segunda ataca as células de defesa do animal e causa febre, perda de peso, falta de apetite, vômitos e sangramentos. Entretanto é bom lembrar que não são todos os carrapatos que transmitem doenças, apenas os carrapatos infectados. Só é possível detectar se o animal foi infectado com exames clínicos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *