Vacinação em coelhos


Você já ouviu falar sobre vacinação em coelhos??

Então, em alguns países são realizados protocolos vacinais para coelhos, porém são locais onde há incidência de tais doenças.

As vacinas são feitas para proteger os animais das doenças Mixomatose e Doença Viral Hemorrágica. Mas porquê você nunca vacinou o seu coelho??

Se você já levou seu orelhudinho em algum médico veterinário, é bem provável que ele tenha comentado sobre a não necessidade de vacinação em coelhos aqui em Brasil. Nosso país, apesar de ter uma extensão territorial bem grande, não é acometido por tais doenças em coelhos. Não há relatos das mesmas para que sejam aplicados tais protocolos vacinais. Mas isso não quer dizer que não estamos alertas… A partir do momento em que começarem a ser relatados casos aqui no país, será necessário a implantação do protocolo vacinal.

Mesmo não sendo utilizado os protocolos vacinais aqui, ainda se faz necessário o controle com ectoparasitas (sarnas, pulgas e até mesmo carrapatos), e endoparasitas (vermes internos). São utilizados medicações específicas para coelhos. Tome cuidado ao aplicar qualquer anti pulgas ou vermífugo para eles, pois eles podem se intoxicar facilmente.

Priscila de Medeiros Gomes
      Médica Veterinária
         CRMV/SC 5074

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *