Seu gato está com as vacinas em dia?


A vacinação em gatos é algo de fundamental importância para saúde e o bem-estar dos felinos. Considerando que o sistema imunológico dos gatos filhotes ainda não é completamente desenvolvido, esse cuidado se torna ainda mais necessário na primeira fase da vida dos gatinhos, pois podem garantir sua proteção contra doenças importantes.

Há diferentes tipos de vacinas múltiplas, o que as diferencia é o número de doenças que elas imunizam, veja abaixo os tipos de vacinas múltiplas encontradas no mercado.

A Tríplice protege contra:

1-Panleucopenia
Os sintomas da doença estão relacionados com o sistema digestivo: vômito, perda de apetite e diarreia com ou sem sangue. A transmissão ocorre por contato direto do animal com as fezes e urina de animais infectados no ambiente.

2-Rinotraqueíte
Vacina contra Herpesvírus, microorganismo que tem preferência pelas mucosas nasais, traqueia e conjuntiva, caracterizando os sintomas respiratórios.
Como o Herpesvírus não é eliminado do organismo do animal após o contato, o gato não vacinado será portador definitivo do vírus. Isto quer dizer, que se o animal passar por um período de estresse ou queda de resistência, o Herpesvírus poderá se manifestar, causando os sintomas respiratórios característicos: secreção ocular, nasal, tosse e pneumonia.

3- Calicivirose
Vacina contra o Calicivírus que também é responsável por problemas respiratórios nos gatos contaminados, além de provocar ferimentos na boca. Este vírus é muito resistente no ambiente.

A Quádrupla protege contra:

1- Panleucopenia

2 -Rinotraqueíte

3 -Calicivirose

4- Clamidiose
É uma zoonose (doença transmissível ao ser humano) responsável por conjuntivite e sintomas respiratórios suaves nos gatos.
É uma doença caracterizada por uma conjuntivite crônica e rinite moderada. Os sintomas precoces da doença são congestão ocular, aumento de lacrimejamento (ambos são unilaterais inicialmente e evoluem para bilaterais com o agravamento do processo infeccioso). Febre, rinite e espirros são observados comumente. O curso da doença é de 2-6 semanas em gatos adultos, mas a doença raramente é fatal.
A Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose, em geral, se apresentam associadas.

A Quíntupla protege contra:

1- Panleucopenia

2 -Rinotraqueíte

3 -Calicivirose

4 -Clamidiose

5 -Leucemia Felina
É causada por um vírus responsável pelo aparecimento de tumores e queda de resistência do sistema de defesa do organismo, tornando-os sujeitos a doenças oportunistas. Não existe cura, apenas a prevenção por vacina. A Leucemia Felina é atualmente a doença que mais mata gatos que vivem em Gatís e Associações.

Antes de vacinar com a Vacina Quíntupla Felina, é preciso fazer certificar-se de que o gato não possui a Leucemia Felina.

 

ESQUEMA DE VACINAÇÃO
– 45 a 60 dias: 1a. dose vacina múltipla
– 21 dias após a 1a. dose: 2a. dose vacina múltipla
a partir de 4 meses de idade: anti-rábica

o reforço da vacina de Raiva e Múltipla deve ser Anual.

 

*Clientes do PLANO MENSAL Prontovet possuem desconto de 20% na vacina quíntupla e gratuidade na vacina de Raiva anual.

 

 

 

 

Adaptado: http://www.becodosgatos.com.br/vacinas

Open modal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *